O que a gente mais ouve hoje é que “o marketing mudou” ou “não faço mais marketing de esperança”, estas são frases e ideias muito difundidas pelo Gurus do marketing a fim de incentivar o uso de seus métodos e com isso realizar a venda de seus cursos.

Se você é um seguidor assíduo já deve ter torcido o nariz, e esta prestes a fechar essa página, mas antes de você se despedir e seguir o seu caminho, me responda uma pergunta:

Se esse marketing é assim tão bom, por que é que grandes industrias e marcas poderosas ainda investem em mídia de marketing direto?

É simples, por que eles podem! Eles tem dinheiro, eles tem alcance, eles distribuem em escala e alcançam locais que nem você com todo o seu budget aplicado no faceads  vai alcançar. Assim como o texto que eu escrevi sobre os Guias definitivos e a petulância dos marketeiros top das baladas, negar a eficiência do marketing que sempre foi feito em busca de resultados diretos é o mesmo que dizer que a TV era ruim por que você não podia voltar o vídeo assim como você faz no youtube.

E quem sou eu pra dizer isso? Prazer, eu não sou ninguém, rss. Mas tem um cara chamado Chet Holmes escreveu um livro chamado the ultimate sales machine, com o nome em português A maquina definitiva de vendas. (Isso é mania de guru? rss)

Eles diz no livro que: Para todos os mercados, é possível identificar um padrão de consumo, uma estatística que representa a totalidade de seus clientes em potencial.

De acordo com essa pesquisa, 7% dos potenciais clientes estão dispostos a ouvir sua proposta, afim de que você possa apresentar soluções para os problemas deles, porém existe 3% de todo o seu público, esse público compraria imediatamente assim que soubessem de sua existência e das soluções que você está oferecendo.

Quantas pessoas você conhece que estariam dispostas a comprar imediatamente os seus produtos ou serviço assim que souberem deles?

Como eu queria encontrar essas pessoas e reunir todas em um só lugar e vender até não conseguir mais, eita sonho bom… Mas vamos voltar à realidade, ela também tem os seus sabores.

Vamos fazer conta? A população do brasileira está chegando perto dos 210 milhões. Se toda a população do Brasil estivesse dentro do espetro de publico consumidor do seu produto, qual seria o impacto desses 3% dentro do seu negócio, em outras palavras, quanto você lucraria vendendo o seu produto para 6.300.000 de pessoas?

Ok, mas isso ai é utopia, eu nunca vou vender pra todas essas pessoas

De fato, o seu negócio provavelmente nunca vai ter esse tipo de escala. E talvez não alcance nem 1% desse público todo. Nem mesmo com o tal “marketing de 2 passos”, nem mesmo com um “lançamento super orquestrado”, é tanta gente que não dá.

Agora, eu sei de alguns negócios que podem de vendem para toda essa população e ainda mais. Pensa comigo, quantas casas do Brasil tem uma caixa de sabão em pó? Ou quantas geladeiras desse pais tem uma garrafa de refrigerante, ou produtos tipo de higiene, ou produtos de origem animal. Se só o novo marketing funciona, como é que essas marcas e produtos fazem para “vender todos os dias“? Marketing direto, do mesmo jeito que sempre foi feito antes mesmo de existir a internet.

Ok, ok, já entendi, mas me fala mais desses 3% ai que me querem.

Para cada negócio, existem esses 3%, o desafio, principalmente quando você é um negócio de nicho” é reunir esse povo todo em algum lugar pra você fazer aquele pitch matador e encher o cofrinho. Mas isso é tão difícil que na maior parte dos casos vale a pena gastar um pouco mais de energia e trabalhar o relacionamento com os outros 97% e ver se consegue “converter” algum percentual desses ai em clientes em potencial e futuramente em clientes satisfeitos.

Ainda falando sobre o livro, existe uns 30% do público que está disposto a parar pra te ouvir e quem sabe ceder à sua oferta. Concentre suas energias nesses percentuais, pois por outro lado, os outros 70% vão precisar de muito mais tempo e energia para se interessar naquilo que você tem a oferecer.

Ou seja, pra vender logo e ganhar dinheiro rápido, foco nos 3%, se os 3% forem ralos, foca nos 7%, se você tiver folego, vai nos 30%, e se conseguir todos esses, vale a pena mandar aquele “oi” e jogar um charme pros outros 70%, vai que né…

E não se esqueça:

O ouro está no topo da piramide.