Antigamente, quando uma empresa precisava crescer o volume de vendas era essencial que ela encontrasse novos vendedores, aliás, uma tropa de vendedores, insaciáveis e sedentos por vendas. quanto mais ambiciosos melhor, pois assim eles seriam muito mais insistentes e só largariam o osso (ou o cliente) quando tivessem mesmo esgotado todas as técnicas conhecidas.

Esta ainda é uma boa alternativa?

Sim é ótima! Porem, é cara!

Mesmo com as novas leis trabalhistas existem certos aspectos que giram em torno da contratação de pessoal que encarecem o processo, e além disso, existe um fator estatístico por traz das contratações: Nem todo mundo vende bem…

Se você pode incluir mais pessoas em sua equipe e se a equipe for boa ela vai vender, mas para manter tudo funcionando você precisa de um lastro muito mais pesado em seu fluxo de caixa, pois o dimensionamento da equipe está diretamente ligada ao resultados nas vendas. Caso as vendas diminuam você tem que ter a liberdade de redimensionar a equipe e bancar todos os direitos trabalhistas. (Até que essa reforma se estabeleça, mesmo os terceirizados podem ser um problema)

Caso você seja o administrador de uma grande empresa, a hipotese de redimensionar sua equipe de vendas é viável e até estratégica. Mas se você for o administrador de uma pequena empresa, deve imaginar os pelos na nuca arrepiando só de pensar na ideia de contratar mais gente.  Brincadeiras à parte, aumentar o custo de uma folha de pagamentos sem a certeza dos resultados que aquela ação poderá trazer para seus negócios é um risco que pode levar seu negócio à falência. Para pequenas empresa, cada movimento deve ser extremamente avaliado, pois um passo em falso consome um enorme fatia da receita.

Quem dera se eu pudesse contratar robôs pra essa tarefa…

Robôs ainda são uma tecnologia para um futuro próximo, mas hoje o que temos são recursos de automação, que facilitam os primeiros passos no processo de atração e aquisição de clientes, e podem causar uma grande diferença nos primeiros tratos com os clientes, concentrando o trabalho de sua equipe de vendas naqueles que mais se apresentarem interessados em adquirir o seu produtos.

Em qualquer negócio, soluções que possam otimizar suas atividades é sempre algo bem vindo. E a implantação de sistemas e ferramentas de automação fazem muita diferença, principalmente no tempo e na performance da tarefa de captação e filtragem de clientes.

Existem diversos modelos de organização e formatos de ferramentas preparadas para esta tarefa. Mas uma das que eu acredito serem essenciais para quem deseja aumentar suas vendas e ao mesmo tempo fugir da necessidade de contratar mais vendedores é o Funil de vendas 

O funil de vendas é uma ferramenta que, sendo eletrônica ou manual, permite se visualizar e administrar como cada cliente se comporta a cada etapa da venda. Assim identificar quais deles estão em fase de descoberta do interesse, em fase de comparação ou mesmo em fase de compra com abertura para vendas cruzadas. (Cross selling).

Nesta ferramenta, é possível criar acessos com recompensas de acordo com o interesse do cliente, e alimenta-lo com informações na medida que se obtêm seus contatos. Transformando um mero curioso a um cliente necessitado da solução que a sua empresa oferece. Guiando a uma jornada de transformação e construção de relacionamento com sua empresa e sua equipe de vendas.

Se você se interessou por este assunto e gostaria de saber como a automação, ou um funil de vendas possa te ajudar a vender mais. 

Se inscreva em nosso minicurso de automação gratuito. Nele é possível entender o potencial da automação e como ela pode ser aplicada a diversos tipos de negócios.

Ao final você poderá escolher alguma das ofertas que temos de serviços ou de produtos que podem te ajudar a melhorar os seu processos. Caso acredite que esta não é a solução que precisa, basta nos responder pelos emails que você será automaticamente removido do processo. Tudo automático!