Confesso a vocês que eu sou relutante quando ao uso de muitos recursos de monitoramento em sites, sabe, chega uma hora que é tanto script pendurado que fica difícil até saber pra aonde vai tanta informação. Mas um dia conversando com o pessoal la do grupo do facebook (se você usa Mautic e não participa do grupo você ta perdendo acessa ai: Mautic Brasil ) sobre analises comportamentais, BI e a importância de entender o real interesse dos frequentadores do seu site, no meio do bate papo alguém lembrou do Navegg, eu ouvi falar do Navegg na época que o Buscapé estava começando, se eu não me engano a navegg foi fundada por um dos fundadores do buscapé.

Ok, mas o que é essa Navegg?

A Navegg é uma ferramenta de BI focada em analisar o perfil dos consumidores que visitam sites da internet, cruzando dados obtidos em “fontes não divulgadas” ela tem o poder de não são identificar dados demográficos dos consumidores como também, citar seu perfil de consumo. Para isto ela divide os visitantes do seu site em 8 possíveis perfis de consumo: Vencedores, Exploradores, Seguidores, Ostentadores, Batalhadores, Conservadores, Transformadores e Despretensiosos.

Sem revelar o como, mas de forma bem acertiva, essa ferramenta nos ajuda a entender como se comunicam, se relacionam e que tipo de oferta atrai a atenção do seu principal público alvo.

Mas pra que eu quero saber disso, meu negócio é vender!

Ao contrário do que o senso comum acredita, uma oferta não é só preço, menos ainda desconto, uma oferta é a construção de uma proposta irresistível que antecede o desejo e atrai, mesmo os menos pretenciosos a aomenos observar mais de perto. Por exemplo, ofertas contando opções como “os mais baratos” ou “melhor custo benefício” podem agradar aos compradores de perfil Batalhador ou Transformador, mas elas soam como uma ofensa aos de perfil Ostentadores e mesmo aos Vencedores. Esse tipo de informação é essencial a qualquer copywriter consciente que deseja construir uma oferta realmente eficaz.

Como que funciona de fato. O primeiro passo é realizar o seu cadastro no site da Navegg, após isto você vai receber uma linha de código, um Javascript, copie essa linha e aplique em seu site. Escolha a frequência com que você deseja receber os relatórios (não precisa ser diário, não é como no analytics) e após 48 você começar a receber em seu e-mail uma apresentação sobre o numero de visitas, perfil dos visitantes, marcas que mais se interessam, perfil comportamental interesses e outras coisinha a mais. (vide imagem ao lado)

Eu instalei o script da Navegg em meu site a uns 4 meses, e é nítido a diferença no perfil do público durantes os períodos antes, durante e após o lançamento do curso do ME, e esta analise me ajudou a apostar em algumas ideias para o lançamento que me fizeram bater a meta.

Por exemplo: A grande e maior parte do meu público é de exploradores, este público não é facilmente convencido por qualquer oferta emotiva, ele geralmente sabe aonde pisa e está em busca daquilo que precisa. Se você tentar oferecer algo que eles não precisam, certamente vai ser rejeitado, contrário a isso, se a oferta for certeira o próximo passo é só apontar o caminho para o processo de comprar.

Se ao contrário, meu produto e o meu público tivesse um perfil Ostentador por exemplo, a conversa seria mais em como eles vão se sentir após o processo, e que qualquer explicação lógica não vai passar de perda do tempo precioso deles. (Pra esse público, nada de vídeo de vendas de meia hora ok?!). E a cada nova variação de público, mais a oferta tem que ser acertada a fim de aumentar a sua efetividade, por que não adiantar tentar vender pra pessoa certa a oferta errada, na melhor das hipóteses ele compra só pra te fazer parar de falar e isso não é nada bom para o futuro do seu negócio.

Conclusão:

Sim, é uma baita de uma ferramenta boa, e realmente se bem usada, da muito resultado.
Não, não da pra saber, descobrir ou entender de onde vem os dados, vamos confiar que não seja nada Ilicíto
Sim, é simples e fácil de instalar, não pesa o site, é um script bem levinho e em relação às informações que você recebe compensam qualquer perda desempenho.
Outra coisa boa, é GRATUITA, isso, você não paga nada, na verdade, eu desconfio que eles usam essa questão de ser gratuita pra poder capilarizar a captação de dados e dai tirar seus resultados.
Existem versões pagas para grandes anunciantes, e deve ser coisa coisa cara, por que tentei sondar pra ver se existia um recurso plus pra ter alguma informação extra, mas não, é só esse ai e aproveite.

Se você quer conhecer um pouco mais do seu cliente, essa é uma ferramenta que não pode faltar no seu repertório.