A NFe.io é uma empresa de automação de processos emissão de notas fiscais, que possui uma ferramentas que facilidade o serviço do departamento financeiro/fiscal de negócios de pequeno e médio porte.

Eles fizeram uma campanha de Natal que mereceu um post exclusivo e uma aula para os alunos do ME. Eles enviaram um e-mail com uma enquete aonde eles perguntaram às pessoas se elas mereciam receber um presente de natal. Cada pessoa deveria marcar as atividades realizou durante o ano. Assim que todas as possibilidades houvessem sido marcadas e o formulário submetido, eles enviariam um e-mail com a resposta sobre o proponente merecer ou não o recebimento de um belo presente de acordo com os perrengues vividos.

A campanha usou uma linguagem  super simpática e como o tema era lúdico muita gente, mesmo não sendo o target da empresa, deve ter preenchido por curiosidade ou mesmo para saber sobre a sua reputação com o bom velhinho, e acabaram entrando na lista do pessoal de NFe.io. Isso acabaria sendo um problema se não fosse uma estratégia muito sutil que eles aplicaram no formulário. Dentre todas as ações disponíveis para serem assinaladas existiam ali almenos 4 com foco exclusivo em ações que apenas pessoas que estão envolvidas com o core businness da NFe.io se sentiriam interessadas em marca-las.

Eu consegui detectar essas 4:

Esqueceu de mandar nota fiscal pro seu cliente e ele te cobrou
Teve que emitir mais de 100 notas fiscais na mão
Errou na emissão de nota fiscal e teve que refazer
Deixou o certificado digital da empresa vencer e parou o financeiro

E assim, na hora de apurar os dados, o pessoal da aquisição de leads da NFe.io conseguiria determinar quem são os leads que conhecem a problemática na montagem e manipulação de dados fiscais e poderia segmenta-los dos outros mais, fazendo uma comunicação mais dirigida. E o mais interessante é que com isto eles podem identificar e alcançar o público mais susceptível à dores de quem lida com essas ações em grandes proporções.

Já pensou se você pudesse entrar dentro daquela empresas que é seu cliente em potencial  e colocar uma proposta irresistível na mesa das pessoas que certamente será consultada quanto a eficiência do processo atual e quais as soluções poderiam ser alternativas para se aumentar a eficiência dos processos de faturamento. Isso seria bom né?

Assim que o formulário fosse submetido, eles enviariam um e-mail com uma mensagem dessas bem bonitinhas, com papai noel maluco e tudo mais.

e-mail recebido após submeter

Aqui eu acho que faltou um “tcham” a mais. Se eu pudesse dar os meus pitacos, eu só tentaria deixar o “jogo” mais emocionante, pontuando cada uma das opções e enviando um e-mail de acordo com o numero de afirmativas assinala-das. Assim quem fosse bonzinho teria um e-mail mais generoso e quanto mais opções assinaladas, mais pontos e mais os e-mails tenderiam a uma linguagem cômica. Além disso, se por acaso alguma das opções chaves da pesquisa fosse assinaladas, eu não perderia a oportunidade de um e-mail de vendas super personalizado, falando de comportamento e facilidade que os produtos da empresa oferecem pra quem sofre com aquelas dores. Aposto que seria muito bem aceito.

Mas não quero de maneira nenhuma dizer que exista algo de errado na campanha, na verdade o motivo do post é pra dar os parabéns para o pessoal da NFe.io. A campanha aparentemente simples de ser executada mas com uma tática muito apurada (algo grau de empatia nessa equipe de marketing) merece ter destaque por que apesar de usar recursos simples foca em resultado.


 

Atualização: Enviei o link do artigo para o pessoal que realizou a campanha da empresa e recebi uma resposta bem legal, vou inserir aqui pra vocês apreciarem. Pela resposta deu pra ver que minha percepção da segmentação, que da valor à campanha, foi bem assertiva. Para ler a resposta completa clique na imagem ao lado.

 


E agora. Pra você que chegou até aqui e gostaria de aprender como replicar a estratégia ou como reconstruir-la no Mautic, aplicando esses recursos extras de personalização e de e-mails mais variados de acordo com as opções, se inscreva no formulário abaixo e participe da próxima turma do ME o nosso treinamento em automação de marketing utilizando o Mautic. Se você já é aluno busque por essa aulas em breve a área de estratégias do curso.

Se inscreva para receber informações a respeito do treinamento ME.


Para mais informações: mauticestrategico.com.br