Meus clientes me procuram, mas não acham…

0
506

P or que, principalmente as pequenas empresas, precisam se preocupar muito em manter um posicionamento estratégico na internet, e mais, buscando estar no topo do posicionamento de seu principal segmento?

se eu soubesse que você fazia isso não teria contratado com outro”.

Se você é empresário ou vendedor, seja de serviços ou de produtos de nicho já deve ter ouvido a frase acima mais de uma vez. E sabe muito bem o que ela representa: um negócio perdido por falta de divulgação e que não é só menos uma venda, é menos uma oportunidade de atrair novos clientes através das indicações e dos feedbacks.

O dia todo, em todo o mundo, em cada cantinho desse planeta (e quem sabe até fora dele), pessoas andam de um lado para o outro com necessidade de solucionar problemas corriqueiros ou pontuais, e na grande maioria, a solução para estes problemas se encontra encostada naquela prateleira empoeirada no cantinho do seu estoque ou até mesmo no seu ponto de vendas. Seja um produto específico, um serviço especializado ou até mesmo uma ferramenta exclusiva. Muitos negócios se perdem por falta de uma simples divulgação.

A partir de hoje eu vou mandar entrefar “panfreto” na casa dos vizinho

Calma jovem guerreiro, existem maneiras mais eficientes de se fazer conhecido. Antes de pensar nisso vamos analisar algumas coisas, isso vai evitar que você saia por ai jogando papel na ventania pra ver se pega o cliente perdido.

Antes e tudo faça uma observação: Você está consciente de qual é o posicionamento do seu negócio?

Isso parece simples, mas é aonde muita gente falha, o posicionamento do seu negócio é a maneira como as pessoas te enxergam, ou seja, a sua “fama”. Pra tentar exemplificar, quando alguma pessoa se refere ao seu negócio, qual é o apelido ou adjetivo que ele coloca?

Agora uma pergunta cabeluda: Você teria coragem/medo de usar esse termo como parte da identificação do seu negócio?

Se sim, ótimo, você já tem uma base de como construir o seu posicionamento. Se não, antes de se divulgar, tente entender o que precisa ser mudado para ajustar esse posicionamento e trabalhe nisso!

O objetivo de ajustar o seu posicionamento é pra fazer com que percepção das pessoas sobre o seu negócio possa ser uníssona e focada em uma só ponto, pois assim, sempre que alguém falar de você não vai conseguir descrever o seu negócio a não ser pelo posicionamento adequado.

Agora sim, tendo resolvido o seu posicionamento é hora de mostrar para o seu publico alvo que você está ali. Observe, eu não disse “pra todo mundo”, todo mundo é muita gente, custa caro, você tem que focar em quem tem potencial de se tornar seu cliente.

E como fazer isso? Reforçando a ideia já percebida que esteja de acordo com os seus valores. Se você é a loja de móveis exclusivos que tem só produtos de primeira, não adiantar falar que seus preços são os melhores, as pessoas ja sabem disso e o seu posicionamento não confirma essa ideia, ao contrário, se você trabalha a ideia da exclusividade e que, aqueles que desejam algo especial é no seu negócio que vão encontrar, então é isso que você deve desenvolver. Na pior das hipóteses, trabalhe a condição de pagamento pra tornar os produtos mais acessíveis, mas não tente se vender como barato tendo o posicionamento apontando pra outro lado.

Produtos e serviços devem ser divulgados, da melhor maneira possível, e com o posicionamento definido te dá um norte de como encontrar estes clientes em potencial, e apresentar as soluções que alcance o seu cliente com eficácia, ou seja, que tenham condições reais de se transformarem em negócios, suprindo a demanda já existente e gerando lucro para sua empresa.

Caso você tenha dificuldade em traçar esse perfil ou analisar o seu posicionamento, procure um parceiro que posa analisar de forma profissional o seu mercado, isso vai ajudar a ter menos perdas com divulgações ineficientes e vai te ajudar a escolher as ferramentas ideais para fazer a ligação entre o cliente e a sua empresa.

Se quiser ler mais sobre posicionamento, deixe um comentário e vamos falar sobre isso.